insônia

Tratamento de insônia com acupuntura

Uma das fases mais importantes da nossa rotina, o sono tem efeito reparador para o organismo. Inegavelmente, quando uma pessoa sofre com insônia, todo o seu dia é afetado. A acupuntura, uma das técnicas da medicina tradicional chinesa, pode ajudar a resolver esse distúrbio. Você sabia que a famosa técnica das agulhas também ajuda no tratamento desse problema? Nesse artigo, você vai entender mais sobre o assunto e descobrir como o sono pode ser beneficiado pela acupuntura.

O que caracteriza a insônia?

De acordo com a Sociedade Brasileira do Sono, a insônia se caracteriza por uma incapacidade constante de iniciar o sono ou pela dificuldade em permanecer dormindo durante toda a noite, não usufruindo do sono reparador. Esse problema afeta grande parte da população mundial e, na maioria dos casos, tem origem secundária, pois ocorre a partir de uma outra situação que funciona como um gatilho. As principais causas são:
  • Ansiedade;
  • Estresse;
  • Depressão;
  • Alterações na rotina;
  • Hábitos prejudiciais antes de dormir;
  • Uso de medicamentos;
  • Consumo excessivo de álcool ou de estimulantes;
  • Maus hábitos alimentares;
  • Dor crônica;
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Insuficiência cardíaca ou respiratória;
  • Apneia do sono;
  • Hipertireoidismo;
  • Síndrome das pernas inquietas.
Quando um desses gatilhos é resolvido, o problema tende a desaparecer. No entanto, se não for diagnosticada uma causa para esse distúrbio do sono, ele é considerado primário. 

O que é a acupuntura?

A acupuntura é uma técnica milenar de intervenção que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa. Em resumo, é um tipo de terapia com agulhas que tem por objetivo estimular áreas específicas do corpo. Essa estimulação promove o equilíbrio da energia do paciente e da sua interação com o ambiente. A acupuntura considera que existe uma rede de transmissão de energia em nosso corpo, que a distribui de forma equilibrada entre tecidos, órgãos, músculos, tendões e ossos. Quando há alguma falha nessa distribuição, ocorre um desequilíbrio, o que provoca as dores e as doenças que acometem os seres humanos. Por isso, é uma técnica indicada para tratar ansiedade, estresse, depressão, alterações hormonais, doenças em geral e até insônia. A acupuntura é um tratamento não invasivo, seguro e sem efeitos colaterais, apresentando benefícios já após a primeira sessão.

Como a acupuntura trata esse distúrbio do sono?

Em suma, o tratamento da insônia por meio da acupuntura se inicia a partir de uma avaliação física e emocional do indivíduo, obtida através da realização de exames clínicos e do conhecimento do histórico do paciente. Em seguida, o terapeuta analisa a sua condição energética, por meio de recursos específicos da terapêutica chinesa, tais como, exame de pulso e da língua. As sessões são individualizadas e personalizadas para cada pessoa. No caso desse distúrbio do sono, o tratamento é rápido, se limitando a, no máximo, cinco sessões. Posteriormente, há a necessidade de realizar a manutenção das aplicações, um estágio de prevenção considerado obrigatório pela acupuntura. Os resultados são satisfatórios e, na maioria dos casos, o paciente é curado do problema. A acupuntura também pode ser realizada como um tratamento coadjuvante a outros procedimentos. Entendeu como a acupuntura atua no tratamento da insônia? Ficou interessado? Então, converse com seu médico sobre essa possibilidade. Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais sobre acupuntura.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp