dores nas costas

Tratamento de dores nas costas com acupuntura

Tensões e entorse de músculos lombares são as causas mais comuns de dores nas costas. Muitos se machucam e sofrem dores ao tentarem lidar com projetos residenciais, como por exemplo, pintar o exterior de sua casa ou fazer seu próprio paisagismo. A região lombar é suscetível à tensão por causa de sua função de suporte de peso e conexão em movimentos, como torcer e dobrar. Já a tensão muscular é causada quando as fibras musculares estão sobrecarregadas ou rasgadas. Dessa forma, a inflamação é comum no local da lesão, geralmente acompanhada de dor, conforme o movimento. Por isso, podem ocorrer cãibras ou espasmos musculares, bem como diminuição da função ou amplitude de movimento.

A acupuntura não deve ser a última opção no tratamento de dores nas costas

A acupuntura é uma técnica da medicina chinesa que existe há muitos anos, embora os benefícios tenham sido descobertos lentamente no mundo ocidental. Hoje, à medida que as pessoas estão se tornando mais conscientes de tratamentos alternativos, ou seja, buscando opções de alívio da dor que não incluem medicamentos, a acupuntura parece ter saltado para o topo do radar de muitas pessoas. Ainda assim, muitos sofrem de uma determinada condição a longo prazo considerando a acupuntura como última opção no tratamento de dores nas costas. Embora medicamentos analgésicos possam oferecer algum alívio, este é temporário e não trata os problemas subjacentes ou as causas do problema. A medicação pode mascarar a dor a ponto de uma pessoa continuar realizando uma determinada atividade que pode piorar sua situação física.

A acupuntura é holística e pode ser uma ótima alternativa para o tratamento da dor

A acupuntura funciona e tem sua eficácia comprovada no tratamento de dores nas costas e em outras regiões do corpo. Estas foram estudadas extensivamente por pesquisadores da China, Estados Unidos e outros países. A acupuntura desbloqueia e move a energia do corpo (chamada Qi) pelos sistemas funcionais do organismo – como os sistemas nervoso, respiratório, circulatório, muscular e digestivo. De acordo com estudos, resultados sugerem que a acupuntura pode ajudar a aliviar dores lombares crônicas, dores no pescoço e osteoartrite. Também pode ajudar a reduzir a frequência de dores de cabeça tensionais e a prevenir enxaquecas.

Como funciona o tratamento de dores nas costas com acupuntura

A explicação científica moderna é que os pontos de acupuntura estimulam o sistema nervoso a liberar substâncias químicas nos músculos, medula espinhal e cérebro, incluindo endorfina, encefalina (um tipo de endorfina) e outros neuroquímicos. Esses produtos químicos naturais podem alterar a experiência da dor ou desencadear a liberação de outros produtos químicos e hormônios que influenciam o sistema de regulação interno do corpo. Isso pode causar um efeito normalizador na função neuroendócrina (nervo e hormônio). O melhor equilíbrio energético e bioquímico produzido pela acupuntura resulta no estímulo das habilidades naturais de cura do corpo e na promoção do bem-estar físico e emocional.

O alívio da dor é um motivo comum pelo qual os pacientes procuram terapia de acupuntura.

A maioria dos pacientes que buscam solução para dores na acupuntura reclamam, principalmente, de dor no pescoço e nas costas. Como a acupuntura geralmente é procurada por último, depois que a medicina convencional não alcançou o resultado desejado, muitos dos pacientes ficam surpresos com a eficácia que esse método secular pode ter. É uma experiência muito gratificante ver os pacientes livres de dor e vivendo uma vida com mais qualidade! Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais sobre Acupuntura.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp