Psicólogo ou Psiquiatra

Como cultivar a alegria no dia a dia

Todo mundo sonha em ser feliz, ter uma vida mais plena e repleta de alegria. Mas nem sempre manter os bons dias é fácil, algumas vezes, requer esforço e muita força de vontade. É por isso que algumas pessoas sempre buscam alternativas para encontrar a paz interior e, assim, ter mais disposição.

Mesmo que não seja algo completamente simples, você sabe como é possível ter dias mais alegres e conservar o sorriso no rosto? Há várias técnicas que permitem alcançar esse objetivo, para se sentir mais realizado e com bem-estar.

Ainda que algumas situações sejam contrárias e você se sinta desmotivado e triste, é possível contornar a situação e ter uma rotina mais favorável. 

Neste post, apresentaremos algumas dicas para você ter uma vida leve e tranquila. Confira!

Desconecte-se

Tudo bem passar algumas horas em frente ao computador e com o celular na mão, até porque, o seu trabalho ou estudo pode exigir o uso da tecnologia. Mas em algum momento do dia é fundamental se desconectar e voltar toda a sua atenção para si mesmo.

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia, pessoas que passam mais tempo com algum dispositivo eletrônico tendem a desenvolver problemas físicos e mentais mais facilmente, como depressão, estresse e distúrbios de sono.

Por isso, para evitar o desgaste psíquico, tire algum momento do seu dia para cuidar de você. Leia um livro, escute uma música ou faça qualquer outra atividade que permita ficar uns momentos longe das redes sociais. Assim, você se tornará mais produtivo para enfrentar os desafios da rotina.

Saia de casa

Gostar da própria casa e ser mais caseiro é algo bom, mas o excesso faz mal. Isso porque é importante tomar ar fresco e pegar um pouco de sol. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a falta do sol traz mais prejuízos à saúde do que o excesso dele.

Ficar 10 minutos fora da sua residência tomando sol permite que você absorva vitamina D, que é essencial para o bom funcionamento do corpo e da mente. Além disso, manter contato com a natureza e com outras pessoas pode aliviar o estresse e melhorar o humor.

Faça atividades físicas

Diversos textos explicam o quanto exercícios físicos fazem bem para o corpo e para a saúde da pessoa. As atividades podem ser um excelente antidepressivo, porque elas liberam substâncias no cérebro que fornecem sensações de prazer e felicidade. 

Pesquisadores da Universidade Penn State, nos Estados Unidos, comprovaram que aqueles que praticam algum esporte são mais propensos a alto nível de satisfação. Além disso, deixar o corpo mais bonito e saudável evita o surgimento de diversas doenças e, consequentemente, melhorar a autoestima.

A alegria deve fazer parte constante da sua vida. Para tanto, sorria mais, preocupe-se com você e mantenha contato com outras pessoas que proporcionem bem-estar. Assim, se sentirá melhor e recarregado de boas energias.

Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais sobre Psiquiatria.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp